Artigo de:
Diego Brito

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On 23 de fevereiro de 2017
Last modified:24 de fevereiro de 2017

Summary:

Com o marketing de nicho, tudo, desde o design até o suporte, pode ser adaptado para atender às necessidades de um segmento específico.

Parte do que é ser um empreendedor é ter a capacidade de inovar e se adaptar às mudanças no mercado, particularmente quando se trata de demografia. Você pode trazer novas ideias ou oferecer novos produtos e serviços – até os entregando de novas maneiras –, mas isso não é suficiente. Com o marketing de nicho, tudo, desde o design e embalagem, até os serviços de marketing e de suporte, pode ser adaptado para atender às necessidades de um segmento específico que pode não ter acesso fácil à alternativas.

Tal como acontece com qualquer grande empresa, você vai querer fazer sua pesquisa em primeiro lugar, e determinar qual grupo de pessoas que você deseja alcançar, e como você vai conseguir isso. Considere o seguinte:

  • Existe um grupo de clientes potenciais com desejos ou necessidades semelhantes?
  • O mercado é grande o suficiente para sustentar meu negócio?
  • Quem é a minha concorrência, e eles estão servindo no mesmo mercado?
  • Posso adaptar meus produtos e serviços para atender às necessidades do mercado e ainda ser rentável?

A melhor maneira de aprender mais sobre um segmento é conversando com as pessoas que pertencem a ele e descobrindo em primeira mão que eles querem. Digamos que você trabalha no campo de saúde e observou que um número crescente de pessoas está procurando serviços móveis, ou atendimento personalizado dentro de casa. Você pode decidir expandir suas ofertas ou iniciar um novo negócio, destinado a atender um determinado conjunto de necessidades para este nicho. Se você mantiver um olho em tendências sociais emergentes ou mudanças demográficas (como uma população que envelhece), você pode atingi-los mais diretamente.

Depois de determinar o seu mercado-alvo, você pode se concentrar em ajustar ou desenvolver o seu plano de marketing. Você já ouviu o que o mercado tem a dizer, mas agora é sua vez de alcançá-los. Pense na linguagem que você usa e na maneira como se apresenta a eles.

Apesar de definir o seu nicho, você pode achar que existem outras audiências para o seu produto ou serviço. Sua melhor aposta é começar com o segmento mais promissor e, em seguida, expandir para outros conforme o seu negócio cresce e o marketing de nicho pode continuar a te abrir portas.

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Marketing de Nicho: que tal atender um mercado de nicho?
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