Artigo de:
Diego Brito

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On 13 de janeiro de 2016
Last modified:24 de fevereiro de 2017

Summary:

Você está fazendo certo o Boca-a-Boca do seu negócio? Faça o seu marketing gerar referências e indicações à outros clientes em potencial. 

Vários dos clientes que atendo me dizem todos os dias que a forma como eles captam mais cliente é com o boca-a-boca. No entanto, eles não o fazem parecendo entender o poder deste método. Poucos ou nenhum negócio aproveita o verdadeiro poder de uma indicação, fazendo do recebimento de referências a peça fundamental de seus esforços de marketing.

Primeiro deixe-me dizer por que você precisa para fazer isso.

  1. Uma indicação é credível desde o início. Quando alguém da sua confiança fala sobre um negócio, gera uma “transferência” da sua confiança também para esta empresa, mesmo se você nunca tenha ouvido falar deles antes.

  2. Clientes que receberam uma indicação tendem a gastar mais dinheiro. Pesquisas do escritório Deloitte provam isso sem sombra de dúvidas, o que é bem provável porque as pessoas tendem a sugerir os seus serviços a outro que já despertou certo interesse – já conhecedor de preços e especificações – então se mostrando mais qualificado a se tornar um cliente potencial com menos esforços e menos custos.

  3. As indicações são muito menos custosas e, em alguns casos, livres de qualquer fração de custos com publicidade.

Em alguns setores – como consultoria e serviços profissionais – a maioria das empresas são escolhidas unicamente por recomendações. Você está recebendo indicações? Se não, considere estas pequenas ideias.

  1. Prepare-se para obter indicações, mas assuma que suas vendas e esforços de marketing lhe conceda isso, não espere que as pessoas lhe ofereçam;

  2. Criar um sistema. Pode ser tão simples como a publicidade de remessa;

  3. Acompanhamento por telefone ou e-mail pedindo referências;

  4. Dê a cada cliente 3 cartões de visita. Olhe em sua gaveta, você deve ter centenas. Dê a seus clientes para que possam passar a diante.

As referências e indicações são essenciais para o seu negócio, por isso não as esqueça enquanto estiver perseguindo qualquer outra nova tendência de marketing na sua indústria.

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Marketing de Referência, você usa?
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