Artigo de:
Diego Brito

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On 13 de janeiro de 2016
Last modified:24 de fevereiro de 2017

Summary:

Existem muitas vantagens por trás de uma marca. Estude o seu cliente e os objetivos do seu negócio, e então busque direcionar a sua marca ao seu público. 

Para atrair clientes que se encaixam no seu perfil, a imagem de sua empresa deve estar alinhada com as necessidades e expectativas de tais clientes. Uma imagem torna uma empresa distinta, ou única, em comparação com outros no mercado. Ao enfatizar a sua vantagem competitiva a partir de uma marca, você pode posicionar seus produtos e serviços para se destacar no mercado e atrair mais clientes.

Essa imagem descreve como os clientes se sentem sobre o seu negócio. Mas você não quer deixar esta resposta emocional ao acaso, não é? Afinal, você pode ter alguma influência sobre a imagem de sua empresa através da criação de uma marca.

A marca estabelece uma identidade para um produto, serviço ou negócio. Ele cria uma conexão visual, emocional e cultural entre os clientes e a empresa. A marca evoca imagens poderosas para os clientes, tanto consciente como inconscientemente. Ele pinta um quadro sobre a empresa, o produto ou serviço, e do tipo de cliente que ele representa. Por exemplo, a Disney tem uma marca forte como o líder de entretenimento familiar. Ele se esforça para retratar uma imagem positiva do negócio e garante que as experiências dos clientes irá fazê-los voltar. A Disney comunica mensagens de diversão em família, ambientes limpos e excelência em serviço. Os funcionários são referidos como “membros do elenco” e devem assistir a Universidade Disney para aprender suas funções, responsabilidades e padrões de serviço.

Quando os clientes compram uma marca, eles compram os seus valores e promessas, e sentem que suas expectativas estão alinhadas com a empresa. O produto ou serviço que os clientes compram e a experiência de qualidade que eles recebem é o que os convence a comprar a mesma marca novamente, e a marca tem um reflexo direto sobre o outro.

As empresas de destaque têm procurado criar com sucesso marcas que se destaquem na mente dos seus clientes. Uma marca de sucesso tem uma associação positiva, um nome reconhecido, e um maior valor percebido comparado a que seus concorrentes tem. Por exemplo, Apple® comanda preços mais elevados do que seus concorrentes porque tem um público fiel que aprecia sua imagem inovadora, contra-cultura. A marca Volvo® é identificado com um atributo de segurança do veículo muito procurado. Esta imagem forte e focada os garantiu vendas constantes.

Criar uma Marca

Em 2002, Erika Fernandes e seu marido, Leandro Macedo, compraram uma pequena empresa em Belo Horizonte, Minas Gerais, que vendia produtos médicos para os idosos, principalmente por meio de um site de baixa qualidade com capacidades limitadas. Eles sabiam imediatamente que eles precisavam criar uma marca para que o negócio crescesse.

Usando o processo de planejamento de negócios, eles pensaram através de cada aspecto do negócio. Decidiram abrir uma loja de varejo localizado em um complexo médico à apenas um quarteirão de distância de um grande centro de varejo. Para dar credibilidade ao site a a loja física, buscaram um “rebranding” (renovação da marca), o que levou as vendas aumentaram em cinco vezes em pouco mais de 3 meses: “Nós queríamos expandir o negócio para além da sua imagem de idosos”, diz Erika. Ela e seu marido admitiram o mercado que já atendia e adotaram também o foco nos cuidados preventivos. Eles adotaram o slogan, “soluções para a vida diária,” para destacar a sua abordagem criativa.

 

Viu, existem muitas vantagens por trás de uma marca. Estude o seu cliente e os objetivos do seu negócio, e então busque direcionar a sua marca ao seu público.

 

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A sua marca serve ao seu público?
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